quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tributo a Augusto dos anjos marca 96 anos da morte do poeta paraibano

Exibição de filme, sarau poético e pocket show fazem parte da programação que acontece na Livraria Cultura

Entre os dias 12 e 14 de novembro acontece, em Brasília, o Tributo a Augusto dos Anjos, com a exibição de um documentário, um sarau poético e um pocket show na Livraria Cultura, no CasaPark Shopping.

Idealizado pela cantora e compositora brasiliense Marina Andrade e apoiado pela livraria, o projeto homenageia o autor paraibano, conhecido como o poeta da morte, nascido em 20 de abril de 1884, na Província do Pau D’arco/PB, hoje Sapé, e falecido no dia 12 de novembro de 1914.

Nesta mesma data, na sexta-feira,12, a programação do tributo tem início com a exibição, às 19h, do documentário Eu, estranho personagem, de 2009, seguido de bate papo sobre vida e obra do poeta com a presença do autor do filme Deraldo Goulart e dos poetas Jairo Cézar Soares e Hermenegildo Bastos.

No sábado, às 16h, Gelly Fritta comanda, no mezanino, o sarau poético e, no domingo, às 17h, é a vez do pocket show de Marina Andrade. Acompanhada pelo violonista e guitarrista Edson Arcanjo e banda, Marina mostrará os poemas musicados que compõem o cd Versos Íntimos, o terceiro trabalho da artista, que já lançou também ...e a canção é tudo, com sambas antigos e Canção excêntrica, com músicas sobre poemas dos poetas consagrados.

Roupagem musical - De acordo com Marina Andrade, a música tem a capacidade de atrair as pessoas, estimulando nelas outros olhares. “É interessante para mim perceber que quem gostava de Augusto dos Anjos continua gostando e acha legal a roupagem musical e, quem não gostava, passa a ter algum interesse no que ele fala”.

Morto aos 30 anos e autor de um único livro, Eu, Augusto é dono dos versos “Apedreja essa mão vil que te afaga, escarra nessa boca que te beija” que fazem parte do poema Versos íntimos, o primeiro musicado por Marina.

“O poema era o que mais me chamava a atenção. Numa noite, em casa, comecei a buscar a música que eu sabia que existia em Versos íntimos e, ela nasceu. Foi demais! No dia seguinte, musiquei Budismo moderno e outras vieram chegando”, explica.

Versos íntimos - Agora já são nove os poemas que ganharam os arranjos de Marina e compõem o cd Versos Íntimos, disponível no site da Livraria Cultura. Quem assistir ao show, no entanto, vai poder conhecer também, em primeira mão, o mais recente poema de Augusto dos Anjos musicado por ela, Árvore da Serra que, mais tarde, fará parte do segundo trabalho com obras do poeta.

Poemas de Dos Anjos musicados por Marina também entraram nas trilhas sonoras do filme Eu, estranho personagem, do cineasta Deraldo Goulart, e do Eu, Augusto dos Anjos, do carioca Luiz Fernando Ferraz, produzido este ano e lançado em Sapé, por ocasião das comemorações dos 126 anos de nascimento do poeta.

Alem da fascinação pelo binômio música instrumental/poesia que já a levou a musicar também Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, o trabalho de Marina é marcado pela paixão por sambas antigos.



Serviço:

Tributo a Augusto dos Anjos – projeto que acontece de 12 a 14 de novembro, no auditório da Livraria Cultura, no CasaPark Shopping. Na sexta, às 19h, acontece a exibição do documentário Eu, estranho personagem, seguido de bate papo com o autor Deraldo Goulart e o poeta paraibano e ex-diretor do Memorial Augusto dos Anjos, Jairo Cézar Soares. No dia 13, às 16h, Gelly Fritta comanda o sarau poético e no domingo, a partir de 17h, pocket show com a cantora e compositora brasiliense Marina Andrade. Acompanhada pelo violonista e guitarrista Edson Arcanjo e banda, Marina apresenta dez poemas que musicou da obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos e lança o cd Versos íntimos. A entrada é um quilo de alimento não perecível. No dia 20 de abril, Augusto, autor do livro Eu e morto aos 30 anos, completaria 126 anos de vida.

Programação completa: www.livrariacultura.com.br no link Eventos.

Contatos:
Marina Andrade
61.9957.5809

Deraldo Goulart
61. 9967.5070/3344.1324

Gelly Fritta
61. 966.4741

Jairo Cézar Soares
83. 8895-2705/ 9135-5909/ 9998-6256

Assessoria de imprensa:
Waleska Barbosa
61. 9948.1398

Nenhum comentário:

Postar um comentário